sábado, 2 de outubro de 2010

sobre as minhas esperanças e a política

Quando leio sobre as histórias do mundo eu queria ter vivenciado, por exemplo, a beatlemania. Eu queria ter sido jovem quando a agitação social estava rolando com força nos anos 70 ou 80. Eu fico imaginando como foi participar do movimento feminista, da luta dos negros, da liberação sexual, dos festivais de rock, das comunidades hippies, etc, etc, etc. O pessoal que tava lá naquele momento tem muito do que se orgulhar, foi essa turma que chacoalhou geral, que mexeu com a forma de fazer política e economia, com o conceito de família, com vários pensamentos científicos. Foram essas mudanças que permitiram que nos anos 2000 fosse tranquilo ter um P.A., morar com amigos mesmo mantendo um quarto na casa da happy family, formar uma banda com os colegas mais esquisitos da escola, assumir-se gay, punk, grunje, playsson, emo, restart... ok, nem tudo são flores.


Aí, parei pra pensar no momento que eu tou vivendo e – nossa! – é um momento muito importante também. Quando eu ainda tava na escola sempre diziam que nós, as crianças, éramos o futuro do Brasil. Sem saber bem por que, eu chorei a morte do primeiro presidente civil depois da ditadura, marchei com os cara-pintada contra o Collor – era pra matar aula, mas eu tava lá. Meu primeiro voto elegeu um trabalhador presidente e agora vai ser pra uma candidata, possivelmente a primeira mulher a governar o país. A minha geração desfruta de todas as conquistas de quem encarou os desafios do século XX. A gente não tem mais aquela ideologia revolucionária e nem a disposição do engajamento (nossas lutas são muito mais pessoais). Mas de alguma forma estamos presenciando uma renovação política, vemos uma mudança social dar seus primeiros passos. Mais pra frente, eu, pelo menos, vou poder contar pros meus filhos e netos que vi o futuro que nos prometiam começar a chegar.

Um comentário:

  1. "E nossa história não estará pelo avesso
    Assim, sem final feliz.
    Teremos coisas bonitas pra contar.

    E até lá, vamos viver
    Temos muito ainda por fazer
    Não olhe pra trás
    Apenas começamos.
    O mundo começa agora
    Apenas começamos.

    http://www.youtube.com/watch?v=IDTs12pcvOM&ob=av2n

    ResponderExcluir